'Surfar' opções coberto

O que vocês acham desta forma de operar ? Tenho 8 mil reais. Compro 600 petr4 (12,00x600=7.200,00). Esqueço delas na carteira. Todos os dias abro o gráfico e tento identificar topos no daytrade. Ao identificar vendo 600 opções (sempre européias). Se acertar recompro mais em baixo retendo o lucro. Digamos que eu errei o topo e as opções que vendi subiram, não faço nada, não uso stop, afinal estou coberto pelas ações. Só 'durmo' com as opções se o preço voltar e eu conseguir recomprá-las mais baratas retendo o lucro. Se não voltar eu durmo nesta venda coberta. Qual o problema que eu vejo: Enquanto as opções estiverem mais caras do que a minha venda eu não terei o que fazer na bolsa a não ser ficar olhando e aguardando elas voltarem. Se isso não acontecer terei que avaliar perto do vencimento se recompro e assumo prejuízo ou se deixo exercer para recomeçar a estratégia. Talvez vender ITM seja melhor. Em resumo: Seria vender ITM em daytrades e se der errado deixar virar swing trade (venda coberta). Se eu for exercido recomeço a mesma operação. Mas por que isso ? Gosto de operar na bolsa todos os dias mas perco bastante em mini contratos futuros por causa de stops curtos. Esta forma de operar que peço a opinião agora é, ao meu ver, um jeito de operar sem stop, sem violinadas, que perde dinheiro só se for exercido, mas acho que aí perderei pouco. Lembrando que neste caso o preço da ação não importa tanto. O que me interessa é o resultado dos daytrades vendendo as 600 opções em prováveis topos no gráfico. O fato das opções serem européias é só para evitar algum exercício antecipado...o que convenhamos é bastante raro. E de preferência em corretora com corretagem zero para opções ou valor bem baixo. Quando os lucros acumulados dos daytrades se chegarem a 8 mil reais terei o retorno do meu capital inicial e à partir daí tudo que vier pela frente é lucro e o preço da petr4 poderá ir a 0 que não terei nenhum prejuízo. Se for a 40 reais tudo bem, perderei a alta...faz parte. O que acham ?

21/03/2020 17:51

Sérgio França
Rio das Ostras / RJ
2 estratégias públicas

Sérgio, pelo fato da volatilidade estar alta os prêmios estão bem convidativos e aparentemente interessantes para operações de taxa. O que não podemos deixar de considerar é que esse prêmio alto está remunerando o risco alto do momento. Nossa recomendação é sempre observar o pior caso. Imagine que logo após você montar a operação o ativo caia significativamente. Digamos que volte aos R$ 4,00 de alguns anos atrás. Com o avanço da pandemia essa hipótese não parece tão improvável e precisa ser considerada.

O risco aqui é exatamente o mesmo da venda de PUT (coberta pelo financeiro).

Uma possibilidade de limitar o risco seria fazer um collar que consiste em lançar a call e com parte do prêmio comprar uma put.

De qualquer forma nossa sugestão é fazer diversas simulações e avaliar os possíveis resultados, incluindo no pior caso. Qualquer operação no mercado agora embute o risco elevado dado o cenário que vivemos.

21/03/2020 19:05

Opções.Net.Br
Florianópolis / SC