Simulações apontam que Brasil pode ter um milhão de mortos se não agir rápido

https://www.youtube.com/watch?v=zF2pXXJIAGM



Como você deve saber, somos um site e plataforma para o mercado de opções e tratamos exclusivamente de assuntos relacionados ao mercado financeiro. Estamos, entretanto, vivendo uma situação absolutamente excepcional com a pandemia de corona vírus. Após assistirmos esse vídeo do biólogo e pesquisador Atila Iamarino, com projeções científicas sobre o avanço da pandemia, decidimos compartilhá-lo. Realmente não tínhamos ideia da gravidade do cenário, e imaginamos que você também não tenha.

Respeitamos e admiramos imensamente o trabalho da comunidade científica nacional e internacional. Os dados divulgados nos estudos são bastante assustadores. Recomendamos que assista, divulgue e, acima de tudo, tome todas medidas para mitigar a propagação dessa pandemia.

Dinheiro se ganha, dinheiro se perde. Vida só temos uma.

#FiqueEmCasa

21/03/2020 00:17

Opções.Net.Br
Florianópolis / SC

Desculpe, mas mais um para gerar pânico, veja a China, quantos milhões morreram lá...

Querer sucesso em momentos de angústia é no mínimo irresponsável para não dizer criminoso.

22/03/2020 08:50

Carlos M. D. Camargo
São Paulo / SP

Carlos, você assistiu o vídeo? Viu as credenciais do Atila e os estudos que ele apontou? O processo de contágio é exponencial. Nosso cérebro normalmente é incapaz de entender progressão exponencial. A China adotou medidas extremas e só dessa forma conseguiu conter internamente a propagação. Se nada fosse feito era isso que iria acontecer. Felizmente agora todos governos estão adotando medidas extremas.

Irresponsável a nosso ver é minimizar o risco da situação por uma incapacidade de compreender o processo de propagação. Veja a simulação abaixo feita por outros pesquisadores:



Dois pesquisadores montaram um modelo matemático em Python, que prevê desastres para o coronavírus no Brasil caso não sejam tomadas medidas para conter a epidemia no país. Os autores desse feito são José Dias do Nascimento Júnior — professor e doutor em Astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e astrônomo associado ao Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics — e Wladimir Lyra, doutor da New Mexico State University.

O modelo alerta para até 2 milhões de mortes no Brasil no pior cenário previsto.

Leia a matéria completa em https://www.tecmundo.com.br/ciencia/151189-quantos-morrer-coronavirus-brasil-cientistas-respondem.htm

22/03/2020 09:59

Opções.Net.Br
Florianópolis / SC

Não acredito que esta discussão seja profícua, sou familiarizado com modelagem de sistemas dinâmicos multivariável não lineares,como também estocásticos, além de simulações matemáticas, implementei diversos sistemas e a natureza se mostra muito mais sutil que uma simples modelagem. Este assunto é muito complexo e foge ao escopo deste site, mas existem variáveis certamente não contempladas neste modelo, por exemplo, a disseminação do medo é muito mais rápida que de qualquer entidade biológica, reduzindo o gradiente da curva de contaminação, descobertas de medicamentos eficazes reduz também a taxa de mortalidade e assim por diante, em respeito a audiência, não vou mais replicar, mas permaneço com a minha opinião, a ciência não deve ser usada com leviandade.

24/03/2020 18:37

Carlos M. D. Camargo
São Paulo / SP